Atendimento educ. Especializado



 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - SALA DE RECURSOS

                Um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos que eliminem  as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. Também complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

                É destinado aos alunos com deficiência intelectual/mental, deficiência física, deficiência sensorial (auditiva, visual - total ou parcial), deficiência múltipla, surdocegueira, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Fazem parte das atividades desenvolvidas na sala de recursos:

Ø  Esclarecimentos de dúvidas ocorridas durante as aulas;

Ø  Tradução da teoria das disciplinas em casos concretos do dia-a-dia;

Ø  Orientar o professor na preparação de recursos didáticos diferenciados  que possam ser utilizados pelo aluno em sala de aula, bem como na elaboração da adequação curricular .

Ø  Suplemento ou complemento dos pré-requisitos necessários para o desenvolvimento do aluno.

Ø  Atuar de forma colaborativa com o professor para definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao currículo e sua interação no grupo.

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ADEQUAÇÃO CURRICULAR

                Adequações curriculares são compreendidas como medidas pedagógicas que se destinam ao atendimento dos estudantes com necessidades educacionais especiais de modo a favorecer a sua escolarização, com o objetivo de ajustar a programação curricular do professor às ações do aluno em sala de aula.



Adequação metodológica e didática

·         Situar o aluno nos grupos com os quais melhor possa trabalhar;

·         Introduzir atividades individuais complementares;

·         Eliminar atividades que não beneficiem o aluno;

·         Suprimir objetivos e conteúdos curriculares que não possam ser alcançados pelo aluno em razão de sua deficiência. Substituí-los por objetivos e conteúdos acessíveis, significativos e básicos para o aluno.



Adequação dos conteúdos curriculares

·         Priorizar os objetivos que contemplem as deficiências do aluno;

·         Flexibilizar o tempo previsto para conclusão de determinados os objetivos;

·         Aumentar o tempo  previsto para realização de determinadas tarefas e avaliações

·         Eliminar conteúdos que não sejam significativos.



SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO

·         Avaliação oral;

·         Avaliação escrita com comandos simples e objetivos;

·         Textos curtos para serem interpretados;

·         Questões objetivas entre 2 a 4 itens podendo ser de marcar X, Certo ou Errado, sim/não;

·         Questões de completar lacunas com chaves de dados;

·         Questões de siga o modelo;

·         Questões com imagens;

·         Solicitar pesquisas para registrar e/ou responder oralmente;

·         Solicitar colagem de gravuras;

·         Exercícios reduzidos em sala e/ou do livro

·         Atividades curtas diária de modo que o aluno possa entregar durante a aula;

·         Provas com consulta;

·         Outros( a critério do professor).


" Incluir não é inserir, mas  interagir e contribuir. "

                                                                Rita Vieira de Figueiredo

Prof. Cristina Torres

Centro Educacional 01 do Cruzeiro em colaboração com  o Centro Educacional 02 do Cruzeiro
Sala de Recursos do CED 01 DO CRUZEIRO

Ano 2012