ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - SALA DE RECURSOS
Um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. Também complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
É destinado aos alunos com deficiência intelectual/mental, deficiência física, deficiência sensorial (auditiva, visual - total ou parcial), deficiência múltipla, surdocegueira, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Fazem parte das atividades desenvolvidas na sala de recursos:
Ø Esclarecimentos de dúvidas ocorridas durante as aulas;
Ø Tradução da teoria das disciplinas em casos concretos do dia-a-dia;
Ø Orientar o professor na preparação de recursos didáticos diferenciados que possam ser utilizados pelo aluno em sala de aula, bem como na elaboração da adequação curricular .
Ø Suplemento ou complemento dos pré-requisitos necessários para o desenvolvimento do aluno.
Ø Atuar de forma colaborativa com o professor para definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao currículo e sua interação no grupo.
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ADEQUAÇÃO CURRICULAR
Adequações curriculares são compreendidas como medidas pedagógicas que se destinam ao atendimento dos estudantes com necessidades educacionais especiais de modo a favorecer a sua escolarização, com o objetivo de ajustar a programação curricular do professor às ações do aluno em sala de aula.
Adequação metodológica e didática
· Situar o aluno nos grupos com os quais melhor possa trabalhar;
· Introduzir atividades individuais complementares;
· Eliminar atividades que não beneficiem o aluno;
· Suprimir objetivos e conteúdos curriculares que não possam ser alcançados pelo aluno em razão de sua deficiência. Substituí-los por objetivos e conteúdos acessíveis, significativos e básicos para o aluno.
Adequação dos conteúdos curriculares
· Priorizar os objetivos que contemplem as deficiências do aluno;
· Flexibilizar o tempo previsto para conclusão de determinados os objetivos;
· Aumentar o tempo previsto para realização de determinadas tarefas e avaliações
· Eliminar conteúdos que não sejam significativos.
SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO
· Avaliação oral;
· Avaliação escrita com comandos simples e objetivos;
· Textos curtos para serem interpretados;
· Questões objetivas entre 2 a 4 itens podendo ser de marcar X, Certo ou Errado, sim/não;
· Questões de completar lacunas com chaves de dados;
· Questões de siga o modelo;
· Questões com imagens;
· Solicitar pesquisas para registrar e/ou responder oralmente;
· Solicitar colagem de gravuras;
· Exercícios reduzidos em sala e/ou do livro
· Atividades curtas diária de modo que o aluno possa entregar durante a aula;
· Provas com consulta;
· Outros( a critério do professor).
" Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir. "
Rita Vieira de Figueiredo
Prof. Cristina Torres
Centro Educacional 01 do Cruzeiro em colaboração com o Centro Educacional 02 do Cruzeiro
Sala de Recursos do CED 01 DO CRUZEIRO
Ano 2012