Nomenclaturas para deficiências

DEFICIÊNCIAS

1-Deficiência Intelectual/Mental

            Segundo a atual American AssociationonIntellectualandDevelopmentalDisabilities-AAIDD, deficiência intelectual/mental éa “incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas. Essa incapacidade tem início antes dos 18anos de idade “ (AAMR, 2006, p 20).

2- Deficiência Auditiva/Surdez

            O Decreto federal no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto no 5.296/2004, estabelece como deficiência auditiva/surdez a “ perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1000HZ, 2000HZ e 3000 HZ”.



3-Deficiência Visual

            A deficiência visual refere-se a uma situação de perda total da visão ( denominada cegueira) ou a um quadro de baixa visão. Pode-se, portanto conceituá-lo como:

·         Cegueira- situação de ausência total da visão, chegando, inclusive, à perda total de projeção de luz.

·         Baixa visão – prejuízo da função visual mesmo após tratamento e/ou refração óptica.



4-Surdocegueira

            A surdocegueira não se refere apenas à soma das condições pela surdez e pela cegueira. A pessoa surdocega apresenta várias dificuldades em razão de um sentido que lhe permita perceber os fatos do ambiente que a cerca, impossibilitando a antecipação do que vai acontecer ao seu redor.



5-Deficiência múltipla

            O termo deficiência múltipla tem sido utilizado com freqüência para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, podendo ser de ordem física, sensorial e/ou intelectual.

            Entretanto, conforme documentos orientadores nacionais (MEC), a caracterização do estudante com deficiência múltipla não se dará apenas em decorrência da somatória aleatória de suas deficiências, mas da observação quanto ao grau de implicação dessas deficiências na pessoa.



6- Deficiência física

            A deficiência física é a caracterizada pelo comprometimento de condições motoras que acometem algumas pessoas de forma a comprometer-lhes a mobilidade, sua coordenação motora geral e/ou sua fala. Geralmente essas implicações são conseqüentes de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas, reumáticas ou má-formaçãode natureza congênita.



7-Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

            Caracterizam-se porum comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esteriótipos de comportamento, interesse e atividade.

            Os estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) são aqueles que possuem diagnósticos de autismo,síndromes do espectro do autismo e psicose infantil, conforme classificação do Ministério da Educação (MEC/SEESP, 2007).

            Exemplos de Transtornos Globais do Desenvolvimento: Transtorno Autista, Autismo Atípico,Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno de Asperger.



Conceitos retirados das Orientações Pedagógicas ( Ensino Especial) da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal. Brasília,2010 ( p.22 a 30 )


Cleide Vilarins e Cristina Torres
Professoras  da Sala de Recurso - CED01